“Quando a Caravana fica sem comida, os Ciganos interrompem sua viagem e um jovem é escolhido para que encontre provisões antes do amanhecer do dia seguinte. Logo de saída o Cigano negocia com uma Pastora algumas de suas jóias em troca de queijos, leite e outros mantimentos; só que ele não sabia que toda aquela comida estava guardada no lombo de uma Cabrita que tinha fugido rumo a Floresta sombria. O Cigano une-se a Pastora naquela procura antes que alguma das terríveis ameaças da Floresta acabasse com tudo. E, quando finalmente os dois encontram a Cabrita, percebem que ela está nas mãos do maior dos perigos: um Gigante que rondava a Floresta na busca de seu jantar. Mas, quando conseguem libertar a Cabrita com os mantimentos, acabam caindo nas garras do Gigante e, então, o Cigano e a Pastora terão que unir inteligência, esperteza e criatividade para não virarem eles mesmos o jantar do monstro. Com muita música, humor e aventura, o Cigano e a Pastora vão passar por incríveis provações até mostrar para aquele Gigante que tamanho – definitivamente – não é documento.”
Nicolas Trevijano, Niveo Diegues, Erika Altimeyer e Joaz Campos.
Stand-by: Adriano Merlini, Daniela Flor e Carlos de Niggro
Prêmio PROAC de produção teatral 2014.
O espetáculo foi indicado ao Prêmio São Paulo de Incentivo ao Teatro Infantil e Jovem, patrocinado pela Coca-Cola Femsa 2015 nas categorias:
Melhor Ator: Nicolas Trevijano
Figurinos: Deborah Corrêa
Hoje, calcula-se que existam de 2 a 5 milhões de ciganos espalhados pelo mundo, principalmente na Europa Central. E, por onde passaram, os ciganos misturavam suas lendas às histórias locais com narrativas em versões diversas.
No conto de tradição oral O Cigano e o Gigante, por exemplo, o cigano enfrenta inimigos diferentes, prováveis e improváveis, de vários cantos do mundo.
Ideia e pesquisa: Deborah Corrêa e Elder Fraga Texto: Paulo Rogério Lopes Direção / Cenário / Luz: Kleber Montanheiro Assistente de direção: Daniela Flor Direção Musical e composição: Adilson Rodrigues Figurinos e adereços de figurinos: Deborah Corrêa Adereços do Gigante e carroça: Michele Rolandi Elenco: Nicolas Trevijano, Niveo Diegues, Erika Altimeyer e Joaz Campos. Stand-by: Adriano Merlini e Daniela Flor Preparação Corporal: Daniela Flor Cenotécnico da carroça: César Resende Fotos divulgação: Roberto Ramos Fotos de cena e filmagem: Gustavo Haddad Fotos Oficiais: Vivian Fernandez Operador de luz: Rodrigo Oliveira Produção executiva: Emerson Nigro e Karlito Soares Direção de produção: Deborah Corrêa e Elder Fraga Realização: D&E Produções Artísticas Ltda / Cooperativa Paulista de Teatro Prêmio PROAC de produção teatral 2014