O primeiro e mais antigo Festival de Cinema Russo sobre Deficiência acontece em Moscou, na Rússia, a cada dois anos. O festival é organizado pela ONG russa Perspektiva desde 2002. Durante os dez primeiros festivais, mais de 700 filmes de 56 países foram exibidos. Mais de 30.000 pessoas compareceram aos festivais de Moscou e mais de 50.000 pessoas assistiram a exibições regionais em 30 regiões da Rússia.
O festival se esforça para promover uma imagem complexa das pessoas com deficiência por meio de filmes e para educar os membros da comunidade sobre questões que afetam a vida das pessoas com deficiência em todo o mundo.
O festival acontece de 17 a 20 de novembro em Moscou.
“O ARTISTA E A FORÇA DO PENSAMENTO” é sobre a vida e obra do Marcos Abranches que é coreógrafo e dançarino portador de “Coreoatetose” rara, decorrente de uma lesão cerebral. Não é uma doença e sim um estado patológico que se manifesta a partir de movimentos involuntários, intermitentes e irregulares da face e dos membros. É importante saber que o profissional possui inteligência normal e, utiliza como referência de estudo para a construção de sua linguagem artística corporal, sendo o único coreógrafo brasileiro com paralisia cerebral a propor um estudo sobre dança contemporânea.
Trailer Oficial: https://www.youtube.com/watch?v=xxDaHWihetg&t=1s
PRÊMIOS:
“MELHOR DOCUMENTÁRIO” – 20º Arouca Film Festival (Portugal – 2022).
“MELHOR ROTEIRO” (Elder Fraga) no 17º Encontro Nacional de Cinema e Vídeo dos Sertões no Piauí.
“MELHOR CARACTERIZAÇÃO” (Elder Fraga e Gabriela Wazlawick) no 17º Encontro Nacional de Cinema e Vídeo dos Sertões no Piauí.
“MELHOR DOCUMENTÁRIO NACIONAL” no 5º FestCine de Pedra Azul no ES.
“MENÇÃO HONROSA – Diretor Elder Fraga” no BIMIFF – Brazil International Monthly Independent Film Festival (2022).
“PRÊMIO TRAJETÓRIA” – O artista e a força do pensamento – ASSIM VIVEMOS – 10º Festival Internacional de Filmes Sobre Deficiência” – 2021.
“MENÇÃO PELA QUALIDADE ARTÍSTICA” – Marcos Abranches Retratado no filme “O artista e a força do pensamento” – ASSIM VIVEMOS – 10º Festival Internacional de Filmes Sobre Deficiência” – 2021
“MELHOR FILME NACIONAL” – 6º Santos Film Fest – Festival Internacional de Cinema de Santos (2021).
Ficha Técnica:
Roteiro e Direção: Elder Fraga
Direção de fotografia: Cauê Angeli
Artista: Marcos Abranches
Convidados: Gal Oppido, Sandro Borelli, Solange Borelli, Iara Biderman, Inês Bogéa, Luís Ferron, Ivam Cabral, Eliety Teixeira, Arthur Teixeira, Célio Abranches.
Som direto: Eduardo Rodrigues
Desenho de som: Daniel Malferrari
Trilha original: UMANTO
Montagem: Cauê Angeli, Tomires Ribeiro e Elder Fraga
Direção de Arte: Elder Fraga e Gabriela Wazlawick
Figurino: Gabriela Wazlawick
Animação: Jônatan Macedo
Storyboard: Daniel Fontana
Arte Cartaz: Júlio Quinan
Fotos de arquivo do artista Marcos Abranches: Gal Oppido
Direção de Produção: Elder Fraga e Gabriela Wazlawick
Finalização: Onze e Onze Filmes e Primeiro Olho Filmes
Produção Executiva: Elder Fraga, Cauê Angeli e Gabriela Wazlawick
Diretor de Cinema - Produtor de Teatro - Diretor de Vídeo Clipe - Ator
ELDER FRAGA é profissional há mais de 25 anos, e nesse período vem desenvolvendo seu trabalho como cineasta, diretor de produção em teatro, roteirista e ator.
Seu primeiro longa-metragem o “SP CRÔNICAS DE UMA CIDADE REAL” venceu 42 prêmios.
Vencedor de 131 prêmios e 326 indicações, seus filmes já passaram por mais de 25 países, vencendo em Los Angeles, Nova Iorque e Houston (EUA), Romênia, Sevilha (Espanha), passando duas vezes pelo maior Festival do mundo, “CANNES” 2014 e 2015.
Em 2017 teve o curta “SER OU NÃO SER” selecionado pelo grande ator e diretor inglês Kenneth Branagh diretor e patrono do festival mais importante do mundo sobre as obras de William Shakespeare, o “Shakespeare BirthPlace Trust’s Film Festival“, filme que ganhou o prêmio de “Melhor diretor” no “Festival Curta Suzano”.
Em 2018 o filme foi selecionado para o festival de “Clermont –Ferrand” (França) um dos maiores do mundo e ganhou Melhor Videoclipe no 3º Festival de Cinema de Jaraguá do Sul (SC 2020) e Menção Honrosa no Fest Clipe (2019), pela direção do videoclipe “AS ARMAS QUE MATAM” do grupo de rap RZO em 2018.
Assinando você irá receber nosso conteúdo por email.