EnglishFrenchGermanItalianPortugueseRussianSpanish

Mostra Comentada: Descobrindo o Cinema Independente, projeto que a Oficina Cultural Oswald de Andrade convidou o diretor Elder Fraga para abrir com o documentário, “O Artista e a Força do Pensamento”, sobre a vida e obra do coreógrafo e dançarino Marcos Abranches.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email
Share on telegram
O projeto começa no próximo dia 11 de fevereiro dentro do CineClube da Oficina Cultural Oswald de Andrade.

O diretor Elder Fraga recebeu o convite da Oficina Cultural Oswald de Andrade para abrir o projeto Mostra Comentada: Descobrindo o Cinema Independente que tem início no dia 11 de fevereiro no CineClube dentro da Oficina Cultural Oswald de Andrade.

O primeiro filme exibido é o premiado “O Artista e a Força do Pensamento”, sobre a vida e obra do coreógrafo e dançarino Marcos Abranches.

O filme teve estreia nacional em julho de 2021 no 6º Santos Film Fest – Festival Internacional de Cinema de Santos vencendo o principal prêmio do festival, “MELHOR FILME NACIONAL”, venceu também o 10º Festival Internacional de Filmes Sobre Deficiência” – 2021, nas categorias, “Prêmio Trajetória” – O Artista e a Força do Pensamento e “Menção pela Qualidade Artística – Marcos Abranches retratado no filme O Artista e a Força do Pensamento.

A exibição vai acontecer no CineClube da Oficina Cultural Oswald de Andrade respeitando todos os protocolos de segurança com a presença do diretor, artista e parte da equipe do filme.

CINEMA

MOSTRA COMENTADA: DESCOBRINDO O CINEMA INDEPENDENTE

Coordenação: Elder Fraga

Programação:

Dia 11/2: O ARTISTA E A FORÇA DO PENSAMENTO

Horário: 18h

O ARTISTA E A FORÇA DO PENSAMENTO, reflete a relação entre equilíbrio e desequilíbrio dentro da parcialidade de movimento do dançarino Marcos Abranches. Ele oscila o corpo para despertar do vazio e isolamento causado pelo desequilíbrio. A falta de estética do movimento é sentida pelo abandono e pela rejeição, entendendo que o alívio está no amparo do amor.

Investigando movimento do corpo um mundo sem angústia, sem dores, sem desespero. Busca a vida. Encontra na dança o equilíbrio do corpo e o belo da alma.
O filme vai explorar e aprofundar a vida e obra do dançarino e coreógrafo Marcos Abranches. A ideia do documentário é mostrar que a pessoa e o artista caminham juntos e levam uma vida normal. Vamos mostrar o dia, dia com a família e o artista no palco, as obras criadas e coreografadas por Marcos Abranches como “Corpo Sobre Tela”, Forma de Ver”, Avessos”, “O Grito” e “O Canto dos Malditos”, além de mostrar sua carreira internacional passando por Berlin (Alemanha), Madrid (Espanha), Assunção (Paraguai), La Paz (Peru) e Bogotá (Colômbia).


Marcos Abranches é coreógrafo e dançarino portador de “Coreoatetose” rara,  decorrente de uma lesão cerebral. Não é uma doença e sim um estado patológico que se manifesta a partir de movimentos involuntários, intermitentes e irregulares da face e dos membros. É importante saber que o profissional possui inteligência normal e, utiliza como referência de estudo para a construção de sua linguagem artística corporal, sendo o único coreógrafo brasileiro com paralisia cerebral a propor um estudo sobre dança contemporânea.

Trailer oficial: https://www.youtube.com/watch?v=xxDaHWihetg&t=2s

Dia 25/2: LINHA DE FRENTE BRASIL

Horário: 18h

A equipe do filme acompanhou os profissionais da saúde durante o pico da pandemia no Brasil na primeira onda, o dia a dia em três UTI’s da Covid-19 na cidade de Santos – SP, entre os meses de março e novembro de 2020. A ideia do documentário é dar voz aos profissionais da saúde que estão lutando para salvar vidas em meio à pandemia. Foram ouvidos profissionais da saúde em todos os setores, com relatos emocionantes da luta diária com pacientes em estado grave.

Trailer oficial: https://www.youtube.com/watch?v=6ORj18Z4afo

Sextas-feiras

Pré-requisitos: Público: Cineastas, artistas audiovisuais, profissionais da saúde, dançarinos, coreógrafos, estudantes, interessados em geral. Retire o ingresso gratuito no local com 1h de antecedência.

Vagas: 30

Horário: 18h

 Rua Três Rios, 363 – Bom Retiro, São Paulo – SP.

+ Informações no site oficial da Oficina Cultural Oswald de Andrade.

https://oficinasculturais.org.br/atividade/mostra-comentada-descobrindo-o-cinema-independente/

Ficha Técnica:

Roteiro e Direção: Elder Fraga Elenco: Marcos Abranches (artista) Convidados: Gal Oppido, Sandro Borelli, Solange Borelli, Iara Biderman, Inês Bogéa, Luís Ferron, Ivam Cabral, Eliety Teixeira, Arthur Teixeira, Célio Abranches. Direção de fotografia: Caue Angeli Som direto: Eduardo Rodrigues Desenho de som: Daniel Malferrari Trilha original: UMANTO Montagem: Caue Angeli, Tomires Ribeiro e Elder Fraga Direção de Arte: Elder Fraga e Gabriela Wazlawick Figurino: Gabriela Wazlawick Animação: Jônatan Macedo Storyboard: Daniel Fontana Legendas: Inglês: Bia Lorca Espanhol: Maikol VJ Franceschetto e Fernando Casanova. Arte Cartaz: Júlio Quinan Fotos de arquivo do artista Marcos Abranches: Gal Oppido Direção de Produção: Elder Fraga e Gabriela Wazlawick Finalização: Onze e Onze Filmes e Primeiro Olho Filmes Produção Executiva: Elder Fraga, Caue Angeli e Gabriela Wazlawick.

Elder Fraga

Elder Fraga

Diretor de Cinema - Produtor de Teatro - Diretor de Vídeo Clipe - Ator

Deixe um comentário

Sobre o Autor

ELDER FRAGA é profissional há mais de 25 anos, e nesse período vem desenvolvendo seu trabalho como cineasta, diretor de produção em teatro, roteirista e ator.

Seu primeiro longa-metragem o “SP CRÔNICAS DE UMA CIDADE REAL” venceu 40 prêmios.

Fraga Films já venceu 124 prêmios e recebeu 75 indicações em várias categorias, seus filmes já passaram por mais de 25 países, vencendo em Los Angeles, Nova Iorque e Houston (EUA), Romênia, Sevilha (Espanha), passando duas vezes pelo maior Festival do mundo, “CANNES” 2014 e 2015. 

Em 2017 teve o curta “SER OU NÃO SER” selecionado pelo grande ator e diretor inglês Kenneth Branagh diretor e patrono do festival mais importante do mundo sobre as obras de William Shakespeare, o “Shakespeare BirthPlace Trust’s Film Festival“, filme que ganhou o prêmio de “Melhor diretor” no “Festival Curta Suzano”

Em 2018 o filme foi selecionado para o festival de “Clermont –Ferrand” (França) um dos maiores do mundo e ganhou Melhor Videoclipe no 3º Festival de Cinema de Jaraguá do Sul (SC 2020) e Menção Honrosa no Fest Clipe (2019), pela direção do videoclipe “AS ARMAS QUE MATAM” do grupo de rap RZO em 2018.

Posts Recentes

Siga-nos

Assine nossa Newsletter

Assinando você irá receber nosso conteúdo por email.