EnglishFrenchGermanItalianPortugueseRussianSpanish

O premiado diretor Elder Fraga e o dançarino Marcos Abranches estiveram no 8º KIADA – Korea Internacional Accessible Dance Festival 2023, que acontece em Seul capital da Coreia do Sul.

EnglishFrenchGermanItalianPortugueseRussianSpanish

O premiado diretor Elder Fraga e o dançarino Marcos Abranches estiveram no 8º KIADA – Korea Internacional Accessible Dance Festival 2023, que acontece em Seul capital da Coreia do Sul.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email
Share on telegram
Foram exibidos dentro do festival o longa "O Artista e a Força do Pensamento" e o espetáculo "Canto dos Malditos".

Foto: Miriam Leitão (Ministra), Marcos Abranches (artista), Márcia Donner Abreu (Embaixadora do Brasil  na Coreia do Sul),  Elder Fraga (diretor e produtor) e o Youngmook Choi (diretor do KIADA 2023).

O diretor Elder Fraga ao lado do dançarino Marcos Abranches, estiveram em um dos maiores festivais de dança do mundo sobre acessibilidade, o 8º KIADA 2023, que acontece em Seul na Coreia do Sul.

O KIADA é o primeiro festival de dança para deficientes do mundo realizado na Coreia do Sul. O objetivo é tentar a colaboração transnacional entre artistas de dança contemporânea com deficiência e artistas performativos, para melhorar a compreensão mútua e tornar-se um festival de dança para que pessoas com deficiência do mundo todo possam desfrutar.

O Brasil é o único grupo na seleção oficial do KIADA 2023, com o solo “CANTO DOS MALDITOS”, obra criada por Marcos Abranches que fez a adaptação do livro “Canto dos Malditos” de Austregésilo Carrano, que também inspirou a diretora Laís Bodanzky no filme “Bicho de Sete Cabeças”. O solo reflete a relação entre equilíbrio e desequilíbrio dentro da parcialidade de movimento do dançarino.

Foto: “Canto dos Malditos” com Marcos Abranches.

Espetáculo solo de dança contemporânea que exacerba no corpo a solidão, o fracasso, a tristeza e a desesperança frente às atrocidades da vida. Abranches traz para a cena como um desabafo, seus conflitos e questões sobre o homem e a sua inconsistência, sobre a precariedade das relações que nunca se completam, sobre o amor e o abandono, o canto de todos os malditos.

O espetáculo acontece no Akro Arts Theater no dia 19 de agosto, às 17h.

Confira o espetáculo na página oficial do KIADA 2023.

https://kiada.co.kr/sub02/sub02_2.php#go06  

Outra novidade esse ano no KIADA 2023 é que pela primeira vez em sua história será realizada uma sessão de cinema dentro do festival de dança, o filme é “O ARTISTA E A FORÇA DO PENSAMENTO” que tem roteiro e direção do premiado diretor Elder Fraga e conta a história de vida e arte do dançarino Marcos Abranches. Em novembro de 2022, Fraga e Abranches estiveram em Moscou na Rússia com o filme, que venceu o principal prêmio do 11º BREAKING DOWN BARRIERS International Film Festival.

Elder Fraga (diretor e produtor), Marcos Abranches (artista) e o Gabriel Thomas Dotta (tradutor da embaixada do Brasil na Coreia do Sul).

Márcia Donner Abreu (Embaixadora do Brasil  na Coreia do Sul), abrindo a sessão do filme.

Foram duas sessões esgotadas.

Miriam Leitão (Ministra), Marcos Abranches (artista), Márcia Donner Abreu (Embaixadora do Brasil  na Coreia do Sul),  Elder Fraga (diretor e produtor).

O filme teve sua estreia em julho de 2021 e segue carreira nos festivais, tendo conquistado 17 prêmios pelo Brasil e mundo.

Sobre o filme:

“O ARTISTA E A FORÇA DO PENSAMENTO”, ele oscila o corpo para despertar do vazio e isolamento causado pelo desequilíbrio. A falta de estética do movimento é sentida pelo abandono e pela rejeição, entendendo que o alívio está no amparo do amor. Investigando movimento do corpo um mundo sem angústia, sem dores, sem desespero. Busca a vida. Encontra na dança o equilíbrio do corpo e o belo da alma.

O filme teve duas sessões dentro do KIADA com debate após as sessões com o diretor e o artista. As sessões aconteceram no I-Eum Art Hall no dia 23 de agosto (quarta), às 11h e 13h30.

“O Artista e a Força do Pensamento”, tem o apoio do 8º KIADA – Korea Internacional Accessible Dance Festival 2023, do Instituto Guimarães Rosa e da Embaixada do Brasil em Seul, através da Senhora Ministra-conselheira Míriam de Castro Rodrigues Leitão, Chefe dos Setores Cultural e Educacional.

Marcos Abranches (artista) e o Elder Fraga (diretor e produtor), participaram do  Fórum Internacional de dança sobre acessibilidade no 8º KIADA – Korea International Accessible Dance Festival 2023, que acontece em Seul, capital da Coreia do Sul.

Youngmook Choi (diretor do KIADA 2023).

Equipe Fraga Films e da Embaixada do Brasil na Coreia do Sul.

Equipe Brasil (Fraga Films), Marcos Abranches (artista) e Gabriela Wazlawick (tradutora e produtora).

Os principais temas que foram discutidos no Fórum Internacional de dança sobre acessibilidade no 8º KIADA – Korea Internacional Accessible Dance Festival 2023.

– Discurso sobre o ecossistema global de dança e artes acessíveis.

– Alargar o horizonte de um discurso integrado e global no domínio da dança acessível.

– Explorar os três tópicos das tendências globais da dança acessível, a criação e o funcionamento de organizações e as histórias pessoais de bailarinos com deficiência.

– Narração de histórias vibrantes e partilha de experiências das equipas internacionais. convidadas do KIADA2023 para promover o discurso sobre dança profissional com acessibilidade.

Objetivo

– Uma plataforma para ativar o discurso e apreciar o ecossistema das artes da dança para deficientes.

– Estabelecer uma base para a padronização e diversidade na dança para deficientes, tanto a nível nacional como internacional.

– Promover debates e apresentar desafios práticos para o discurso público sobre a dança acessível.

– Expandir a visão para transformar o valor e o paradigma das artes da dança acessível.

Conteúdo

– Mudança de paradigma no ecossistema global de dança acessível.

– Tendências globais e políticas de dança acessível no Canadá, Coreia do Sul e Alemanha.

– Estudos de caso da LAND FES do Japão, Indepen-dance da Escócia e Nalitari da Indonésia.

– Histórias de crescimento pessoal de artistas com deficiência, Neil Price, da Escócia, e Marcos Abranches, do Brasil

Resultados Esperados.

– Apresentar tarefas práticas para discutir e perspectivar questões no campo da dança acessível.

– Aumentar as oportunidades para a revitalização e valorização do ecossistema da dança e da arte acessíveis para pessoas com deficiência.

– Estabelecer bases para a normalização e diversificação da dança acessível, tanto a nível nacional como internacional.

Confira a programação completa no site oficial do KIADA 2023.

https://kiada.co.kr/mainEn.php

A convite da Embaixadora do Brasil na Coreia do Sul, Márcia Donner Abreu os artistas Elder Fraga, Marcos Abranches, Gabriela Wazlawick e a pequena Ivy Blos, foram conhecer a Embaixada do Brasil na Coreia do Sul.

A cerimônia de encerramento do 8º KIADA – Korea Internacional Accessible Dance Festival 2023 teve a presença do presidente e criador do KIADA, o Sr. Bongho Son que entregou o certificado para Elder Fraga pela participação no festival, que teve a presença de todos os países nessa edição, Alemanha, Escócia, Canadá, Indonésia, Japão e Coreia do Sul.

Sr. Bongho Son (presidente do KIADA), Elder Fraga (diretor e produtor), Marcos Abraches (artista) e Gabriela Wazlawick (produtora).

Elder Fraga

Elder Fraga

Diretor de Cinema - Produtor de Teatro - Diretor de Vídeo Clipe - Ator

Deixe um comentário

Sobre o Autor

ELDER FRAGA é profissional há mais de 25 anos, e nesse período vem desenvolvendo seu trabalho como cineasta, diretor de produção em teatro, roteirista e ator.

Seu primeiro longa-metragem o “SP CRÔNICAS DE UMA CIDADE REAL” venceu 42 prêmios.

Vencedor de 142 prêmios e 326 indicações, seus filmes já passaram por mais de 25 países, vencendo em Los Angeles, Nova Iorque e Houston (EUA), Romênia, Sevilha (Espanha), passando duas vezes pelo maior Festival do mundo, “CANNES” 2014 e 2015. 

Em 2017 teve o curta “SER OU NÃO SER” selecionado pelo grande ator e diretor inglês Kenneth Branagh diretor e patrono do festival mais importante do mundo sobre as obras de William Shakespeare, o “Shakespeare BirthPlace Trust’s Film Festival“, filme que ganhou o prêmio de “Melhor diretor” no “Festival Curta Suzano”

Em 2018 o filme foi selecionado para o festival de “Clermont –Ferrand” (França) um dos maiores do mundo e ganhou Melhor Videoclipe no 3º Festival de Cinema de Jaraguá do Sul (SC 2020) e Menção Honrosa no Fest Clipe (2019), pela direção do videoclipe “AS ARMAS QUE MATAM” do grupo de rap RZO em 2018.

Posts Recentes

Siga-nos

Assine nossa Newsletter

Assinando você irá receber nosso conteúdo por email.

O filme “FÃ NÚMERO 1” está na seleção oficial da 21ª Edição do Arouca Film Festival que acontece em Portugal entre os dias 7 a 16 de setembro de 2023.

EnglishFrenchGermanItalianPortugueseRussianSpanish

O filme “FÃ NÚMERO 1” está na seleção oficial da 21ª Edição do Arouca Film Festival que acontece em Portugal entre os dias 7 a 16 de setembro de 2023.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email
Share on telegram
5ª seleção internacional, Miami (EUA), Sevilha (Espanha), Arouca (Portugal), Pequim (China) e Toulouse (França).

O “FÃ NÚMERO 1”, está na 21ª Edição do Arouca Film Festival, que acontece entre os dias 7 e 16 de setembro em Portugal.

Com direção de Elder Fraga, que já esteve no festival com os filmes, “O Último dia” 2010, “Diário de Isolamento 121” 2020, “Linha de Frente Brasil” 2021 e “O Artista e a Força do Pensamento” 2022, sendo os 3 últimos premiados dentro do festival. 

Essa é a 5ª seleção internacional, o filme já passou por Miami (EUA) e Sevilha (Espanha) onde foi premiado, segue agora para Arouca (Portugal), e em outubro chega a Pequim (China) e Toulouse (França) em 2024.

Trailer Oficial:

Um pouco da carreira do filme que teve sua estreia no dia 29 de maio.

– 30 de outubro – O filme vai para Pequim na China dentro do Festival de gênero ONED – Unbelievable e em 1 de março de 2024 o filme segue para Toulouse na França.

– 05 a 08 de outubro – Mostra Competitiva do 6º Festival Cinema Jaraguá do Sul em SC.

– 16 de julho – “HONRA AO MÉRITO”, na “Mostra Cine Guerrilha”, no Cine Satyros Bijou, sessão esgotada.

– 25 de junho a 1 de julho – “PRÊMIO DO PÚBLICO” na 10ª edição do El Festival Internacional de Cine de Acción (NOIDENTITY – International Action Film Festival Spain – NIAFFS), o maior festival de ação de Sevilha na Espanha.

– 18 a 25 de junho – O filme ganhou, “MENÇÃO HONROSA” nos Estados Unidos dentro do SWIFF 2023, plataforma global que atende 18.000 artistas em 120 países.

– 26 de junho – Sessão hors-concours no 9º Santos Film Fest – Festival Internacional de Santos com sessão esgotada no cinema histórico Cine Roxy 5 que vai completar 90 anos.

– 29 de maio – O filme teve uma sessão de pré-estreia super badalada no Cineclube da Oficina Cultural Oswald de Andrade com 3 sessões lotadas e com várias celebridades presentes.

Teaser:

Filme: Fã Nº 1 

Sinopse:

Dois cunhados se reencontram depois de 3 anos do assassinato daquela que era o elo entre eles, a atriz Nataly.

Nesse encontro eles discutem vingança, justiça, perdão e Shakespeare.

Teaser 2:

Ficha Técnica:

Elenco: Ricardo Gelli, Rogério Brito, Niz Souza e Adriano Merlini Direção de Fotografia: Tomires Ribeiro Roteiro e Produção: Leonardo Granado Direção de Arte: Elder Fraga Figurino, 2ªAD e maquiagem: Nicolle Albiero Gaffer: Renan Rocha Making of: Magnus Crow Fotografia Still: Glauco Bernardino Técnico de som direto: Márcio de Oliveira Desenho de Som: Junior Aragaki Trilha Original: Willians Alves Produção de set: Karina Kiss Assistente de elétrica: Renato Alves Rocha Arte Cartaz: Júlio Quinan Montagem: Elder Fraga e Tomires Ribeiro Assessoria de imprensa: Carlos Augusto Rodrigues Produção executiva: Gabriela Wazlawick, Elder Fraga, Tomires Ribeiro e Leonardo Granado Direção: Elder Fraga

Elder Fraga

Elder Fraga

Diretor de Cinema - Produtor de Teatro - Diretor de Vídeo Clipe - Ator

Deixe um comentário

Sobre o Autor

ELDER FRAGA é profissional há mais de 25 anos, e nesse período vem desenvolvendo seu trabalho como cineasta, diretor de produção em teatro, roteirista e ator.

Seu primeiro longa-metragem o “SP CRÔNICAS DE UMA CIDADE REAL” venceu 42 prêmios.

Vencedor de 142 prêmios e 326 indicações, seus filmes já passaram por mais de 25 países, vencendo em Los Angeles, Nova Iorque e Houston (EUA), Romênia, Sevilha (Espanha), passando duas vezes pelo maior Festival do mundo, “CANNES” 2014 e 2015. 

Em 2017 teve o curta “SER OU NÃO SER” selecionado pelo grande ator e diretor inglês Kenneth Branagh diretor e patrono do festival mais importante do mundo sobre as obras de William Shakespeare, o “Shakespeare BirthPlace Trust’s Film Festival“, filme que ganhou o prêmio de “Melhor diretor” no “Festival Curta Suzano”

Em 2018 o filme foi selecionado para o festival de “Clermont –Ferrand” (França) um dos maiores do mundo e ganhou Melhor Videoclipe no 3º Festival de Cinema de Jaraguá do Sul (SC 2020) e Menção Honrosa no Fest Clipe (2019), pela direção do videoclipe “AS ARMAS QUE MATAM” do grupo de rap RZO em 2018.

Posts Recentes

Siga-nos

Assine nossa Newsletter

Assinando você irá receber nosso conteúdo por email.