O premiado diretor Elder Fraga e o dançarino Marcos Abranches estiveram no 8º KIADA – Korea Internacional Accessible Dance Festival 2023, que acontece em Seul capital da Coreia do Sul.
Foto: Miriam Leitão (Ministra), Marcos Abranches (artista), Márcia Donner Abreu (Embaixadora do Brasil na Coreia do Sul), Elder Fraga (diretor e produtor) e o Youngmook Choi (diretor do KIADA 2023).
O diretor Elder Fraga ao lado do dançarino Marcos Abranches, estiveram em um dos maiores festivais de dança do mundo sobre acessibilidade, o 8º KIADA 2023, que acontece em Seul na Coreia do Sul.
O KIADA é o primeiro festival de dança para deficientes do mundo realizado na Coreia do Sul. O objetivo é tentar a colaboração transnacional entre artistas de dança contemporânea com deficiência e artistas performativos, para melhorar a compreensão mútua e tornar-se um festival de dança para que pessoas com deficiência do mundo todo possam desfrutar.
O Brasil é o único grupo na seleção oficial do KIADA 2023, com o solo “CANTO DOS MALDITOS”, obra criada por Marcos Abranches que fez a adaptação do livro “Canto dos Malditos” de Austregésilo Carrano, que também inspirou a diretora Laís Bodanzky no filme “Bicho de Sete Cabeças”. O solo reflete a relação entre equilíbrio e desequilíbrio dentro da parcialidade de movimento do dançarino.
Foto: “Canto dos Malditos” com Marcos Abranches.
Espetáculo solo de dança contemporânea que exacerba no corpo a solidão, o fracasso, a tristeza e a desesperança frente às atrocidades da vida. Abranches traz para a cena como um desabafo, seus conflitos e questões sobre o homem e a sua inconsistência, sobre a precariedade das relações que nunca se completam, sobre o amor e o abandono, o canto de todos os malditos.
O espetáculo acontece no Akro Arts Theater no dia 19 de agosto, às 17h.
Confira o espetáculo na página oficial do KIADA 2023.
https://kiada.co.kr/sub02/sub02_2.php#go06
Outra novidade esse ano no 8º KIADA 2023 é que pela primeira vez em sua história será realizada uma sessão de cinema dentro do festival de dança, o filme é “O ARTISTA E A FORÇA DO PENSAMENTO” que tem roteiro e direção do premiado diretor Elder Fraga e conta a história de vida e arte do dançarino Marcos Abranches. Em novembro de 2022, Fraga e Abranches estiveram em Moscou na Rússia com o filme, que venceu o principal prêmio do 11º BREAKING DOWN BARRIERS International Film Festival.
Elder Fraga (diretor e produtor), Marcos Abranches (artista) e o Gabriel Thomas Dotta (tradutor da embaixada do Brasil na Coreia do Sul).
Márcia Donner Abreu (Embaixadora do Brasil na Coreia do Sul), abrindo a sessão do filme.
Foram duas sessões esgotadas.
Miriam Leitão (Ministra), Marcos Abranches (artista), Márcia Donner Abreu (Embaixadora do Brasil na Coreia do Sul), Elder Fraga (diretor e produtor).
O filme teve sua estreia em julho de 2021 e segue carreira nos festivais, tendo conquistado 17 prêmios pelo Brasil e mundo.
Sobre o filme:
“O ARTISTA E A FORÇA DO PENSAMENTO”, ele oscila o corpo para despertar do vazio e isolamento causado pelo desequilíbrio. A falta de estética do movimento é sentida pelo abandono e pela rejeição, entendendo que o alívio está no amparo do amor. Investigando movimento do corpo um mundo sem angústia, sem dores, sem desespero. Busca a vida. Encontra na dança o equilíbrio do corpo e o belo da alma.
O filme teve duas sessões dentro do KIADA com debate após as sessões com o diretor e o artista. As sessões aconteceram no I-Eum Art Hall no dia 23 de agosto (quarta), às 11h e 13h30.
“O Artista e a Força do Pensamento”, tem o apoio do 8º KIADA – Korea Internacional Accessible Dance Festival 2023, do Instituto Guimarães Rosa e da Embaixada do Brasil em Seul, através da Senhora Ministra-conselheira Míriam de Castro Rodrigues Leitão, Chefe dos Setores Cultural e Educacional.
Marcos Abranches (artista) e o Elder Fraga (diretor e produtor), participaram do Fórum Internacional de dança sobre acessibilidade no 8º KIADA – Korea International Accessible Dance Festival 2023, que acontece em Seul, capital da Coreia do Sul.
Youngmook Choi (diretor do KIADA 2023).
Equipe Fraga Films e da Embaixada do Brasil na Coreia do Sul.
Equipe Brasil (Fraga Films), Marcos Abranches (artista) e Gabriela Wazlawick (tradutora e produtora).
Os principais temas que foram discutidos no Fórum Internacional de dança sobre acessibilidade no 8º KIADA – Korea Internacional Accessible Dance Festival 2023.
– Discurso sobre o ecossistema global de dança e artes acessíveis.
– Alargar o horizonte de um discurso integrado e global no domínio da dança acessível.
– Explorar os três tópicos das tendências globais da dança acessível, a criação e o funcionamento de organizações e as histórias pessoais de bailarinos com deficiência.
– Narração de histórias vibrantes e partilha de experiências das equipas internacionais. convidadas do KIADA2023 para promover o discurso sobre dança profissional com acessibilidade.
Objetivo
– Uma plataforma para ativar o discurso e apreciar o ecossistema das artes da dança para deficientes.
– Estabelecer uma base para a padronização e diversidade na dança para deficientes, tanto a nível nacional como internacional.
– Promover debates e apresentar desafios práticos para o discurso público sobre a dança acessível.
– Expandir a visão para transformar o valor e o paradigma das artes da dança acessível.
Conteúdo
– Mudança de paradigma no ecossistema global de dança acessível.
– Tendências globais e políticas de dança acessível no Canadá, Coreia do Sul e Alemanha.
– Estudos de caso da LAND FES do Japão, Indepen-dance da Escócia e Nalitari da Indonésia.
– Histórias de crescimento pessoal de artistas com deficiência, Neil Price, da Escócia, e Marcos Abranches, do Brasil
Resultados Esperados.
– Apresentar tarefas práticas para discutir e perspectivar questões no campo da dança acessível.
– Aumentar as oportunidades para a revitalização e valorização do ecossistema da dança e da arte acessíveis para pessoas com deficiência.
– Estabelecer bases para a normalização e diversificação da dança acessível, tanto a nível nacional como internacional.
Confira a programação completa no site oficial do KIADA 2023.
https://kiada.co.kr/mainEn.php
A convite da Embaixadora do Brasil na Coreia do Sul, Márcia Donner Abreu os artistas Elder Fraga, Marcos Abranches, Gabriela Wazlawick e a pequena Ivy Blos, foram conhecer a Embaixada do Brasil na Coreia do Sul.
A cerimônia de encerramento do 8º KIADA – Korea Internacional Accessible Dance Festival 2023 teve a presença do presidente e criador do KIADA, o Sr. Bongho Son que entregou o certificado para Elder Fraga pela participação no festival, que teve a presença de todos os países nessa edição, Alemanha, Escócia, Canadá, Indonésia, Japão e Coreia do Sul.
Sr. Bongho Son (presidente do KIADA), Elder Fraga (diretor e produtor), Marcos Abraches (artista) e Gabriela Wazlawick (produtora).
Elder Fraga
Diretor de Cinema - Produtor de Teatro - Diretor de Vídeo Clipe - Ator
Deixe um comentário
Sobre o Autor
ELDER FRAGA é profissional há mais de 25 anos, e nesse período vem desenvolvendo seu trabalho como cineasta, diretor de produção em teatro, roteirista e ator.
Seu primeiro longa-metragem o “SP CRÔNICAS DE UMA CIDADE REAL” venceu 42 prêmios.
Vencedor de 142 prêmios e 326 indicações, seus filmes já passaram por mais de 25 países, vencendo em Los Angeles, Nova Iorque e Houston (EUA), Romênia, Sevilha (Espanha), passando duas vezes pelo maior Festival do mundo, “CANNES” 2014 e 2015.
Em 2017 teve o curta “SER OU NÃO SER” selecionado pelo grande ator e diretor inglês Kenneth Branagh diretor e patrono do festival mais importante do mundo sobre as obras de William Shakespeare, o “Shakespeare BirthPlace Trust’s Film Festival“, filme que ganhou o prêmio de “Melhor diretor” no “Festival Curta Suzano”.
Em 2018 o filme foi selecionado para o festival de “Clermont –Ferrand” (França) um dos maiores do mundo e ganhou Melhor Videoclipe no 3º Festival de Cinema de Jaraguá do Sul (SC 2020) e Menção Honrosa no Fest Clipe (2019), pela direção do videoclipe “AS ARMAS QUE MATAM” do grupo de rap RZO em 2018.
Posts Recentes
Siga-nos
Assine nossa Newsletter
Assinando você irá receber nosso conteúdo por email.